Hoje trazemos um dos post mais espectaculares e mais solicitados, como revestir/forrar um móvel com papel de parede, para tal fizemos uma demonstração prática com a ajuda do empapelador Francisco Carmona, de seguida mostramos passo a passo como fazer, com as fotos para demonstrar.
Aqui em cima temos o resultado final, deste móvel vintage, que se encontrava em más condições e com apenas um rolo de papel se transformou nesta obra de arte.
Vamos colocar mão à obra e passamos a descrever cada um dos passos necessários para fazer com que o velho pareça novo, que ganhe vida e dê uma nova luz ao espaço que pretende ocupar.
Guía para renovar ou forrar um móvel com papel de parede:
1 – O primeiro passo é idêntico a qualquer outra superfície, é passar um papel de lixa (não é necessário que seja grossa) por toda a madeira para retirar todo o tipo de irregularidades e impurezas. Uma vez feito, aplicamos uma capa de cola e deixamos secar, esta ação serve para dar um “primário” de cola e à posteriori a aderência do papel ao espaço seja maior (nota: a cola utilizada é uma cola especial metylan para papéis pesados, reforça o efeito com 5% de cola branca de carpinteiro)
2 – Passadas 4horas desde a aplicação da capa de cola, começamos a aplicar o papel de parede, e tendo em conta o papel que vamos utilizar a cola será aplicada na parte traseira do papel, ou directamente na superfície, esta ação depende do que nos diga a etiqueta do papel de parede a utilizar, neste caso fizemos com um papel de parede que a cola é aplicada na parte traseira, o papel de parede Sweety CPS_5517_51_22 da coleção Voyage 2 da marca Caselio, que está disponível na nossa loja online papelpintadoonline.com. Como se fosse uma aplicação na parede, colocamos uma tira ao lado na outra respeitando o desenho e adaptando à forma do móvel.

3 – Depois de adaptar o papel e o seu desenho às formas do móvel, utilizamos o x-acto(cutter) para retirar as sobras do papel de parede e conseguir que o papel se ajuste de uma forma perfeita ao móvel em questão.

4 -Aplicar o papel nas laterais do móvel, deve repetir os passos anteriores sempre tendo em conta o desenho do papel, ou seja como é uma superfície pequena (neste caso) procuramos a parte do papel mais interessante, para que o efeito final seja ainda melhor.

5 – Agora continuamos para a parte traseira do móvel, onde devemos utilizar duas tiras, sempre com o mesmo processo que utilizamos para as outras faces.

6 – Agora que temos o papel de parede aplicado, devemos recortar as superfícies rectas, para tal utilizaremos uma pequena espátula e novamente o x-acto (cutter), desta forma o corte será mais limpo e recto, sem desvios e conseguindo um acabamento perfeito.

7- Por último, com um trapo húmido passar em toda a superfície que foi empapelada para retirar os restos de cola que podem permanecer no papel depois da aplicação.

8 – Desfrutar da tua obra de arte e fazer inveja aos teus convidados 😉

Aqui estão todos os passos para te ajudar a dar vida aos teus móveis antigos. Agora pensa nos inúmeros projectos que podes levar a cabo com estas dicas, qualquer tipo de móvel pode ser restaurado desta forma, e o melhor é que não terás um móvel como qualquer outro com uma reforma de pintura, mas sim o teu toque pessoal na decoração de tua casa. Tudo por apenas o preço de um rolo de papel de parede e uma cola pequena… imaginas o que podes poupar? Veja todos os papéis de parede que temos para si na nossa página bem como a cola utilizada para estes projectos Papel de parede para móveis
Deixe uma Resposta