Papel de Parede Cole & Son

A Fábrica Cole & Son (então chamada John Perry Ltd.), foi fundada em 1875 por John Perry, filho de um Vigário de  Cambridgeshire, estava originalmente situada num moinho de fabrico de papel tapiz em Islington, a norte de Londres, uma zona famosa pelas mais de  200 empresas dedicadas à impressão manual em bloco desde o século XVIII ao XIX . Actualmente, a fábrica Cole & Son situa-se em Haringey, apenas alguns quilómetros a norte do lugar onde nasceu, no entanto a sua sala de exposição encontra-se  no Centro de Desenho de Chelsea Harbour.

papel alta decoração cole & son

Actualmente a empresa mantém o mesmo espírito desde as suas origens, combinando os processos tradicionais inventados por John Perry, seu criador,  com as mais modernas tecnologias do século 21.

Vamos entrar pouco na fascinante história desta empresa: O primeiro padrão que se pode encontrar no arquivo de Cole, data de 1875 e contém oito desenhos em blocos manuais que recordam o trabalho de Christopher Dressser. Para além dos de documentos do século XIX que foram impressos para as empresas mais prestigiadas da época, (como Jeffrey & CO, Sanderson e Shand Kydd) e da impressão de alta qualidade em bloco, a companhia foi também reconhecida pelo fornecimento de padrões em riscas e jaspes para o comércio.

papel de parede cole & son

A inspiração no jaspe de John Perry vem de França, quando este ao ver longos fios de seda pendurados para secar a tinta, lhe inspirou um efeito de riscas a correr ao longo da tela.

A maior contribuição que John Perry fez à indústria do papel pintado foi a criação de um processo de imitação da seda. Utilizar a seda nas paredes era um processo caro pelo que desenvolveu uma alternativa com papel de parede. John Perry não estava interessado nos novos desenvolvimentos tecnológicos dos finais do século XIX para conseguir os novos efeitos desejados nas suas criações, por isso construiu ele mesmo máquinas ao estilo de princípios do século XIX. Também reavivou o processo do flocado, inventado na Holanda em 1680, imitando o feltro de corte e estampado, esta técnica ainda se utiliza na fábrica Cole & Son, havendo sido transmitido este processo de mestre a aprendiz.

papéis de parede  cole & sonCole & Son, é a única empresa do mundo que produz papel de parede de forma tradicional, isto é, feito a mão. Durante anos John Perry acumulou uma grande colecção de blocos de madeira, talhados à mão para a impressão. A sua aquisição provinha de antigos fabricantes que com o passar do tempo fechavam as suas fábricas.

Em 1940, quando faleceu John Perry, sua família decidiu vender a fábrica e o arquivo de impresão de blocos de madeira. Em 1941 a companhia foi comprada por AC Cole, um comerciante de papéis de parede de êxito que começou a sua carreira trabalhando para Knowles & Co. (uma empresa de papel de parede e tintas em Kings Road, Londres.
Depois junto com Albert e Hill Lionel formou Cole & Son (Wallpapers) Ltd.

Uns anos antes, a empresa de decoração Cowtan & Son de Grosvenor Gardens pôs a sua colecção de cliches à venda e Cole & Son aproveitou a oportunidade para comprá-los, obtendo assim blocos produzidos por JC Craces & Son, utilizados em muitas casas senhoriais, palácios, castelos e teatros (incluindo os desenhos de papel de Parede de AW Pugin do Palácio de Westminster). A fusão das duas empresas em 1941 posicionou Cole como o proprietário da colecção mais importante de blocos de madeira para impressão de papel de parede em todo Reino Unido.

fábrica cole & son papeis de parede alta decoração

Em 1949, o director de design da empresa de Cole, criou pela primeira vez na Europa um estúdio de serigrafía, dando assim resposta ao movimento revolucionário da época, introduzindo novo desenhos contemporâneos que viram a luz em 1950 e 1960, dando lugar a papéis de parede muito atrevidos para a época. O estudio estava situado no coração do West End, Londres, no número 18 da rua Mortimer. O estudio de Cole imprimiu os desenhos de Désirée Lucienne Day para a Expo Grã-Bretanha em 1951, imprimiu ainda artistas como Peggy Aarhus, John Drummond e Eduardo Paolozzi.
Actualmente o arquivo de Cole & Son compõe-se de cerca de 1800 desenhos em blocos de impressão, 350 desenhos de serigrafía e uma enorme quantidade de desenhos originais e papéis de parede, que mostram todos os estilos dos séculos 18 , 19 e princípios do século 20, entre eles encontramos alguns desenhos de papel de parede historicamente mais importantes do mundo.papel de parede para decoração cole & son

Cole & Son é actualmente a única fábrica no mundo que produz e cria os seus proprios papéis de parede utilizando autenticos métodos tradicionais, o que dá lugar a que seja o criador e decorador exclusivo de residências mundialmente conhecidas, como o Palácio de Buckingham e a Casa Branca nos Estados Unidos.

O extenso arquivo é a principal fonte de inspiração para criar as novas colecções de Cole & Son. Os desenhos são cuidadosamente seleccionados e adaptados por uma equipa de artesãos profissionais do mundo do papel de parede, criando assim papéis fiéis aos padrões originais.

A política da companhia passa por trabalhar sempre com os melhores desenhadores como por exemplo: Tom Dixon, Piero Fornasetti y Vivienne Westwood.

papel de parede decoração de interiores cole & son————————————————————————————————————————————————

Descubra o mundo Cole & Son em papeldeparedeonline.com.

Papeldeparedeonline.com, paixão pela decoração!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑